Dicas

Dia do Saci e a Manifestação da cultura Brasileira

No dia 31 de outubro não se comemora somente o Dia das Bruxas, aqui no Brasil também é comemorado o Dia do Saci, aquele diabretizinho que tem uma perna só e usa um gorro vermelho, aterroriza as donas de casa e saí andando em um redemoinho.

O objetivo de instaurar o dia do Saci não é o de falar que estamos “importando” cultura e destruindo nossas raízes, o objetivo principal dessa data é relembrar toda a cultura que temos e muitas vezes inferiorizamos e deixamos de lado.

Pensando nisso separei algumas obras e sites que tentam resgatar de uma forma bem legal a cultura que deixamos de lado.

 

Colecionador de Sacis

colecionador

Site que expõe os tipos de sacis existentes no Brasil, sempre mostrando o que cada região do nosso país tem a oferecer. O site conta com artigos bem legais. Todo dia na página do facebook aparece um saci diferente criado por um artista.

OBS.: Se você tiver um desenho, escultura, pintura ou se lá o que for sobre saci, é só mandar por inbox que ele posta na página. 😉

 

Mil Mameluco

mil

 

Eu amo essa página, lá todo qualquer um pode registrar alguma situação ou lenda popular que escutou ou vivenciou, essa forma de tentar resgatar nossa cultura é bem legal, pois coloca a população como própria autora das lendas desse nosso Brasil. 😀

 

Guardiões do Limiar

guardioes

E se os heróis nórdicos viessem para as Terras Brazucas?

“Tudo começa quando, pelo erro bem intencionado de um jovem Anhangá, um poderoso e astuto líder Aesir descobre uma nova forma de navegar entre universos. Uma forma além das Sete Rotas já estabelecidas pelo Bifrost, que o levará à uma nova Terra. Um lugar que eles chamam de Hy Brazil. ”

O livro é da autoria do meu amigo Luiz e conta com personagens muito interessantes, gosto muito do Guará, a obra ainda está em publicação e disponível no Wattpad.

 

 

A Bandeira do Elefante e da Arara

bandeira

 

O Livro conta a história do holandês Gerard Van Oost junto com o africano  Oludara, eles vêm para o Brasil na era colonial, onde está começando os engenhos de açúcar, conflitos entre índios e portugueses são constantes, mas há outros personagens, são eles os seres fantásticos que habitam as florestas.

Ganhei esse livro recentemente e logo mais vai ter resenha no blog.

 

A Lenda de Bóia

Bóia.png

HQ linda que conta a história de Bóia, um menino da tribo Saraçu, filho de um grande líder, sua tribo foi amaldiçoada no dia da Cerimônia do Plantio, todos da tribo foram pegos, menos Bóia e seu amigo Mico-leão Kugo, a missão deles é quebra a maldição e salvar o povo Saraçu.

 

O intuito do post não é falar “Esqueçam o Halloween porque não é nacional”, a ideia mesmo é tentar mostrar um pouco sobre o potencial que a cultura brasileira pode nos oferecer, desde a literatura ao desenho.

Espero que vocês tenham gostado das dicas.

 

Anúncios

3 comentários em “Dia do Saci e a Manifestação da cultura Brasileira

  1. Nossa gostei muito do seu post, achei muito interessante e legal a sua iniciativa. Eu sinceramente não sabia que existiam sites e páginas voltadas apenas para o saci, gostei daquela primeira dica. Onde o leitor pode mandar seu desenho, e também da outro onde nos podemos relatar as histórias e acontecimentos que conhecemos ou vivenciamos. Uma ideia muito legal. Parabéns pelo post, gostei muito. Beijos
    http://www.livrofilia.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico feliz que você gostou Emily.
      O pessoal que ama cultura brasileira infelizmente é pouco, mas a eficiência e o amor que estão em cada um desses projetos é enorme.
      Quando você puder, dá uma passada lá e ajude a disseminar a nossa vasta cultura.
      Obrigado e contamos com seu apoio.
      😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s