Resenhas

Resenha: Morte dum Caixeiro Viajante, autor Arthur Miller

img_2806“ O teatro está escuro e silencioso. Como que escoando-se a própria atmosfera, ouve-se a melodia duma flauta- é uma ária delicada que fala das ervas, das árvores, do horizonte. O pano sobe. ”

Morte dum caixeiro Viajante (título em português de Portugal) é uma peça de teatro escrita por Arthur Miller. Conta a história da família Loman, onde Willy Loman é o patriarca que sustenta a casa sendo um caixeiro viajante.

Linda Loman é a esposa de época, está sempre ao lado do marido e cuidando da casa e dos filhos, mas ultimamente anda preocupada, pois o marido está passando por momentos difíceis e está reagindo de uma forma suicida.

Os filhos do casal são Biff (o mais velho) e Happy (o mais novo), Biff descobriu algo sobre seu pai e o relacionamento dos dois ficou muito abalado durante anos.

Durante a peça, Willy muitas vezes se vê arrependido por não ter seguido para o Alasca junto com seu irmão Ben.

“Quando um homem sabe o que quer só tem um caminho a seguir – atirar-se para a frente. ”

Esse foi o primeiro livro em formato de peça que li.

A descrição de cena é ótima, muitas vezes você se sente dentro de um teatro assistindo à peça.

O livro possui uma forma de flashback bem interessante, onde Willy não sai de cena e fica preso em seus devaneios.

O drama do livro é bem legal, mesmo que se passe após a Grande Depressão de 29, muitas famílias hoje em dia ainda vivem com casos relacionados a traição, pouco mercado para emprego, depressão e suicídio.

Consegui analisar a obra com uma visão mais mercadológica, onde pude apontar alguns motivos de Willy ter uma queda em suas vendas.

O cenário era de crise, mas se ele disse que tinha vários amigos, então por que ele não vendia como antigamente?

A resposta é que os clientes fidelizados dele ou morreram ou se aposentaram deixando os filhos continuarem os negócios, e ele não se preocupou em ir atrás de um mercado que aos poucos foi surgindo, resumidamente, ele vendia bem e se acomodou, logo, quando o mercado mudou ele sentiu uma necessidade de ir atrás de novos clientes, mas já era tarde demais. O comodismo é um dos piores pecados que um empreendedor pode praticar.

“O mundo é como as ostras. Para apanhar as pérolas é preciso mergulhar! “

A obra é bem reflexiva, fazendo com que possamos pensar mais nossas atitudes e como eles repercutirão no futuro.

Espero que tenham gostado da resenha, curtam, comentem e compartilhem, assim o blog cresce e acaba nos dando um gás para que possamos escrever mais ainda para vocês.

Obrigado 😉

Anúncios

16 comentários em “Resenha: Morte dum Caixeiro Viajante, autor Arthur Miller

    1. Obrigado Bruna, esse livro é muito bom, ele passa realmente o que uma família americana passava no momento, fazendo assim com que a história daquela época fique mais real quando a lemos.

      Curtir

  1. Eu já tinha visto esse título em algum lugar, mas acho que não sabia da existência do livro e muito menos de que era uma peça. Adorei a ambientação da Grande Depressão, gosto quando as histórias tem esse toque de real, assim acabamos conhecendo um pouco mais sobre os fatos históricos. E fico feliz que tenha encontrado uma lição na obra, é sempre bom quando isso acontece. Gostei muito da sua resenha e da dica, beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também tinha visto o título em algum lugar, tinha interesse em lê-lo mas ficava enrolando, até que um dia eu estava na biblioteca e acabei achando ele, a história da ficção juntando com fatos da história real dão ao livro um toque bem legal de realidade.

      Curtir

    1. Obrigado Prit 😀

      É uma peça muito legal de ler, a descrição das cenas fazem com que nos colocamos na platéia enquanto a história se desenrola.
      Vale a pena ler.

      Curtir

  2. Olá.
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro mas a temática me interessou bastante. Eu nunca li um livro em forma de peça então vai ser uma experiencia nova para mim também. Eu espero gostar dele tanto quanto vc.
    Adorei a resenha, foi bem explicativa e informativa.
    bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Mychelle 😀

      O livro é bem legal, flui de uma maneira boa, com descrição de cena que não é cansativa ela ajuda mesmo a criarmos um cenário bem palpável durante a leitura, leia ele e você não irá se arrepender.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s