Dicas

Nós somos história!

Oi oi gente, como vão vocês?

Bom, o post de hoje vai ser um pouco longo, especial e talvez polêmico! Por muitas vezes quando iniciei o blog, sempre  o separei  das minhas ideias pessoais, porém chegam datas como essas, dia da mulher, em que simplesmente não para separar o blog da militância, do posicionamento político, então caso lhe incomode postagens de cunho feminista, feche o post agora mesmo.

Muitas pessoas ao ouvirem sobre essa data, logo lembram-se das 130 operárias que morreram carbonizadas numa fábrica, certo? Apesar de ser um grande marco, e logicamente um trágico fim para mulheres que lutavam por condições trabalhistas melhores, mas a razão do dia 8 de março de se deu oficial quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra  em um protesto conhecido como “Pão e Paz”, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Agora que sabemos um pouquinho sobre o passado, vamos lembrar qual é o lugar da mulher na sociedade?

Na informática!

Ada Lovelace

146005.257855-Ada-Lovelace

a matemática que criou o primeiro algorítimo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história.

Na física e na química!

Marie Curie

super_imgmarie-curie-mulheres-importantes-ciencia

Física e química polonesa, conhecida por suas contribuições sobre radioatividade, ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 e o Prêmio Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a conquistar o Nobel duas vezes e em duas áreas diferentes.

Na medicina

Rita Levi-Montalcini

super_imgrita-levi-montalcini-mulheres-importantes-ciencia

Neurologista italiana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/ Medicina de 1986 pelos seus estudos sobre o sistema nervoso.

No cinema

Viola Davis

89th Annual Academy Awards - Show

Primeira mulher negra indicada três vezes ao Oscar, vencendo na categoria melhor atriz coadjuvante

Na música

Pitty

foto_-_pitty_por_pitty_-_divulgacao_1

Lógico que ia ter brazuca no meio né? Pitty representando a voz do rock nacional e militante pelo direito das mulheres.

Na política

Sâmia Bomfim

Sâmia

Vereadora mais jovem eleita em São Paulo, militante pelos direitos da mulheres.

Na Arte

Frida Khalo

frida-kahlo_99pvx

Pintora mexicana, via beleza nas tragédias, transformava suas dores em quadros.

e logicamente, na LITERATURA!

Agatha Christie

Agatha_Christie

Escritora Britânica conhecida como a rainha do crime.

 

Eu gostaria de poder citar todas as mulheres possíveis, pela luta de cada uma, mas já da  para ter  noção que lugar de mulher é absolutamente QUALQUER lugar não é mesmo?

Também temos uma grande quantia de livros para nos inspirarmos em mulheres fantásticas!

download

Sejamos todos feministas é um livro que li semana passada, provavelmente irei resenhá-lo essa semana para vocês, um livro simples e didático que nos ensina um pouco empatia .Chimamanda Ngozi Adichie é uma mulher que eu super admiro e provavelmente a maioria das pessoas já assistiram seu vídeo sobre o perigo de uma única história.(assista aqui)

download

Eu sou Malala é um livro sobre a garota que foi baleada pelo Talibã, tão jovem lutando pela educação das mulheres do seu país, podemos nos mostrar que a luta pelas mulheres nunca foi anti religião, e sim sobre direitos humanos.

Malala foi a mulher mais jovem a receber o Nobel da Paz.

aa22dfaf-9f63-4fd7-b978-8fe001c6c658

 Mulheres é um livro com várias ilustrações de mulheres de todos os tamanhos, cores, profissões, personalidades, é sobre a diversidade de mulheres reais, contada de um jeito fofo  e empoderador.

download (1)

O livro reúne a biografia de 100 mulheres que marcaram história no mundo, incluindo algumas citadas nesse post.

As mulheres fizeram e fazem história em todas as áreas, todas as épocas, todos os lugares, mas infelizmente nem tudo são flores no dia de hoje, enquanto algumas tiveram glória sem suas histórias, outras mulheres tiveram e  continuam tendo a sua própria história interrompida…

collage

  • Ana Lídia tinha 7 anos de idade quando foi morta em 1973.  O corpo da Ana Lídia foi encontrado em um matagal próximo à Universidade de Brasília. Nua, com os cabelos louros cortados de forma irregular, bem rente ao couro cabeludo e havia sido violentada.
  • Araceli Cabrera Crespo, tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973.
    O desaparecimento da menina completa 44 anos, mas ninguém foi punido pelo crime.
  • Luana dos Reis, foi agredida por PMs ao exigir que uma policial do sexo feminino a revistasse. Ela foi brutalmente espancada no dia 8 de abril de 2016, quando levava o filho ao colégio.
  • Louise Ribeiro foi morta pelo colega de curso Vinicius Neres após ser forçada a ingerir clorofórmio dentro de um laboratório do curso de biologia da Universidade de Brasília (UnB), no dia 10 de março de 2016.
  • Cláudia Silva Ferreira. Morta com um tiro, teve o corpo arrastado por 350 metros por um carro da Polícia Militar.
  • Liana Friedenbach, 16, foi assassinada na região de Embu-Guaçu, em novembro de 2003 junto com o namorado .Eles foram rendidos por criminosos enquanto acampavam em um sítio, Liana foi mantida viva pelos criminosos e sofreu seguidos estupros. Liana também foi morta após alguns dias.
  • Amanda Bueno, ex-dançarina e mãe de uma menina de 12 anos, foi assassinada no jardim da própria casa pelo próprio companheiro, tomo coronhadas na cabeça e tiros no rosto.
  • Ana Thereza Leoni. Assassinada com 30 facadas pelo ex companheiro em 2016, em Santo Amaro no Recôncavo Baiano. Ele ainda não foi julgado.
  • Isamara Filier. Foi morta juntamente com outras 11 pessoas no dia 31 de dezembro de 2016. Sidnei Ramis de Araujo, de 46 anos, ex marido de Isamara, matou também o próprio filho que estava em companhia da mãe e dos familiares.
  • Mércia Nakashima desapareceu em 23 de maio de 2010 depois de ter saído da casa de familiares, em Guarulhos. Seu corpo foi encontrado em Nazaré Paulista no dia 11 de junho, um dia depois de seu carro ter sido localizado pelos bombeiros, submerso.
    Seu assassino : Mizael Bispo de Souza, ex companheiro de Mércia.
  • Em 13 de outubro de 2008, Lindemberg invadiu a casa de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos. Após mais de 100 horas de cárcere privado, a  adolescente Nayara (amiga de Eloá) deixou o apartamento andando, ferida com um tiro no rosto. Eloá, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu.
  • Lucía Pérez, 16 anos. Foi drogada, estuprada e empalada na cidade costeira de Mar del Plata (Argentina). Após abusar sexualmente da jovem até sua morte, os assassinos lavaram seu corpo e trocaram sua roupa. Depois a levaram até um centro de saúde e disseram que ela tinha ficado inconsciente devido a uma overdose. Os médicos não conseguiram reanimá-la.
  • Marília Rodrigues Silva Martins. Seu assassino : Claudio Grigoletto, de 32 anos, mantinha um relacionamento com Marília mesmo sendo casado.
    Quando foi encontrada morta, Marília apresentava cortes na nuca e vários machucados no rosto. Ele matou Marília porque ela estava esperando um filho dele.
  • Ione da Silva Araújo, de 32 anos. Vítima de tentativa de feminicídio. Estava saindo de casa quando foi surpreendida pelo ex-marido, Leandro Severo da Silva, 37, que estava com uma faca. Foi espancada, estuprada, amordaçada e enterrada viva. O agressor ainda introduziu pedaços de madeira nas partes íntimas da vítima.
  • Giselle Alves foi morta em Paraty, no dia 30 de dezembro de 2015. Ela foi estuprada e espancada até a morte. Ninguém nunca foi preso pelo crime.
  • Eliza Samudio tentava obter na Justiça o reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia do jogador Bruno. Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado.O caso já teve diversas versões, e em uma das mais bizarras, foi dito que o corpo de Eliza teria sido jogado para ser devorado por cães. Bruno foi condenado há 22 anos de prisão , recorreu e o recurso ainda não foi julgado; e graças a uma liminar do ministro Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal, está solto.

    A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil.
    A cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil .
    Uma mulher é morta a cada 2 horas no Brasil.
    Durante o carnaval no Rio de Janeiro, uma mulher foi agredida a cada 3 minutos.
    Homicídio de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.
    89% das vítimas de estupro no Brasil são do sexo feminino. Do total, 70% são crianças e adolescentes. Em metade das ocorrências envolvendo crianças, há um histórico de estupros anteriores. 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima.
    91% dos homens dizem considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”(FPA/SESC, 2010)
    O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos de denúncia de agressão.
    3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos.
    Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica.

    Por favor, denunciem, não esperem, não deixem as estatísticas aumentarem! Liguem 180, em briga de marido e mulher a gente mete a colher sim!

    O Blog Leituras e Brain tem foco em séries, filmes tecnologia e principalmente literário, mas não poderia deixar de escrever esse post, de falar sobre o quanto somos importantes, mesmo que ainda digam que somos intelectualmente e fisicamente incapazes de fazer algo fantástico, não poderia deixar que mulheres vítimas de feminicídio caíssem no esquecimento, nessa data vemos diversas homenagens, promoções, brindes, presentes, agradecimentos, mas como os dados de violência tão gritantes, eu encerro esse post com um pedido, denunciem, não deixem a memória dessas mulheres morrerem, não permitam que novas mulheres tornem-se estatísticas.

     

    Obrigada por ler até aqui!

    Feliz dia das mulheres, todos os dias!

 

Anúncios

16 comentários em “Nós somos história!

  1. Parabéns pelo ótimo texto Raissa, infelizmente as mulheres são subjugadas ao extremo em todas as áreas do conhecimento, além de serem violentadas (não só fisicamente) diariamente. Sei que para você foi um pouco difícil escrever e listar todas as mulheres acima, como feminista sei que você sabe casos e casos de sucessos e violências, e que as citadas acima são somente a pontinha do iceberg, abaixo delas existem diversos casos ou esquecidos ou abafados pela mídia.
    Realmente esse é um assunto que deveria ser discutido em mesas de bares mais do que o resultado da rodada do campeonato de futebol, mas isso vai demorar para acontecer.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Viola Davis é maravilhosa. Assisto How to get away with murder e amo muito!
    Parabéns pelo post!
    E obrigada pelas felicitações pelo Dia Internacional da Mulher.
    É muito importante textos como esses, pois vemos o quanto as mulheres são importantes na sociedade e em tudo que fazem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Achei seu post lindo.
    E sabe de uma coisa, a luta não para e não pode parar, mas não vejo avanço sobre a violência com mulheres, ás vezes tenho a sensação que hoje em dia somos mais violentadas do que em séculos passados.
    Espero que todo esse sofrimento, e essa dor se torne sorrisos nas próximas gerações.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Raissa, como está?
    Com certeza nós devemos continuar lutando por um mundo mais justo para nós e todos os outros porque as mulheres não são as únicas afetadas pelo machismo da sociedade, que todos os dias destrói a vida de tantos. Que o dia oito de março seja para relembrarmos o sacrifício que muitas fizeram para que tivéssemos direitos de fazer o que fazemos hoje e todos os outros sejam para que continuemos a luta por um mundo melhor para todos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  5. Parabéns pelo post, graças a Deus nos últimos anos as mulheres começaram a ter voz e lutar pelos seus direitos, espero de coração que a violência contra asmulheres diminua e que os direitos sejam igualados ambos os sexos.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Juro que quando vi o tamanho do texto senti preguiça de ler haha, mas o texto é tão bacana, mostra tantas vidas e pessoas interessantes que marcaram uma parte da história, mulheres fortes que eu fiz questão de ler, curtir e comentar, vou enviar esse link para umas pessoas porque acho que outros devem poder ler esse post também!!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá. Acho que vc já sabe que eu não sou feminista, o que resta esclarecer é que conheço a história do feminismo, respeito e admiro as precursoras deste movimento responsável por todas as conquistas dos direitos da mulher. Também não sou anti feminista, de forma alguma!. Eu me auto denomino “GENERALISTA”, pois sou á favor da luta pelos direitos de todos e pela igualdade humana, sem contemplar nenhum gênero, raça, ou grupo, seja lá do que for. O Feminismo pra mim não fica em exclusão, deve ser parte da ideologia mais abrangente. Parabéns pelo seu post!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Achei seu post lindo demais! E muito bem elaborado também. Marie Curie e Agatha Christie sao as minhas favoritas. Tem um astronoma também que descobriu várias coisas do Universo e nao deram o crédito, mas é assim, continuamos na luta. Feliz dia mulher, pois todo dia é dia ❤
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Raissa, seu texto ficou maravilhoso, uma pena que ainda soframos tantos preconceitos por parte da sociedade, mas é uma luta que não se pode parar nunca! Ao ler a historia de cada vitima, me doeu tanto, e ainda mais por saber que vários desses crimes estão impunes até hj! Feliz Dia das Mulheres pra vc também.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sem muitas palavras para descrever a qualidade desse post: maravilhoso basta.

    Conheci um pouco a história dessa Marie Curie que ganhou dois Nobels depois que assisti a uma série na TV a cabo chamada “A Saga do Prêmio Nobel”. Fantástica esta mulher!

    Me atrevo a citar mais duas mulheres nesta lista super-seleta, duas brasileiras por sinal: Zilda, que tinha um coração maior que o mundo, morta em um terremoto no Haiti e a inumana – e deusa! – Clarice Lispector.

    Adorei o post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s