Lançamentos · Parceiros · Resenhas

Uma Canção para Sofia: O bullying e a saúde mental

IMG_2458

Olá pessoas, como você estão?

Bom, um dos livros que eu mais esperei esse ano foi a sequência da série Sofia, o livro Uma canção para Sofia, da nossa parceria Mai Passos G, o primeiro livro foi resenhado aqui no blog e vocês podem conferir  aqui.

Uma canção para Sofia traz os reais motivos que levaram a sua morte tão precoce acontecer, no primeiro livro acompanhamos Sophie, a irmã mais nova que queria unir a família novamente, ali sabemos que Sofia morreu em um acidente de carro onde seu namorado dirigia, mas o que levou eles até ali? é aí que conhecemos o outro lado da moeda nesse segundo livro!

A primeira impressão que  temos de Sofia no primeiro livro, é que ela foi uma adolescente rebelde, teimosa e irresponsável, e foi essa a visão que os próprios pais dela também tiveram, mas e se pudéssemos conhecer suas lutas internas?

Pois bem, toda ação tem uma reação, Sofia sofria muita perseguição na escola, fofocas, piadas em relação ao seu corpo, um dia mais insuportável que o outro, até que um dia a maldade chegou em um nível cruel demais, Sofia foi exposta e humilhada, aquilo marcou seu coração para sempre, a dor chegou no seu limite, ou ela encontrava formas de alivia-la dessa dor ou ela colocava um fim em tudo, infelizmente caminhos duvidosos foram seguidos, Sofia se envolveu com drogas, a sensação de fuga da realidade lhe tirava aquela dor de estar morrendo um pouco por dia quando pisava na escola, seu comportamento já era outro, não por tentativa de dar a volta por cima, mas por defesa, ser agressiva era defender-se de ser machucada de novo e cada vez mais, nem o amor a conexão com Vitor foram suficientes para curar suas feridas.

O livro traz toda essa realidade em torno do bullying, de como as pessoas podem ser cruéis e de como cada um lida com a sua dor, se enfrenta, se foge ou se termina com tudo de uma vez, Sofia foi vítima o tempo todo, até mesmo quando era grossa com quem queria seu bem, era sua defesa para não sentir, não aguentaria sentir mais nada, a vida de Sofia chegaria ao fim cedo de qualquer forma, se o acidente não a levasse, talvez o sofrimento interno tivesse feito isso pouco tempo depois.

IMG_2465

Nós nunca sabemos o que cada um passa, cada um de nós sentimos de uma forma e temos intensidades diferentes de sentir, o que para você não é nada, para o outro é um gatilho emocional muito grande, a lição do livro é: tenham empatia, respeitem as pessoas, nós não sabemos das lutas diárias de ninguém, você nunca sabe o gatilho que pode criar no coração das pessoas, se você for vítima de algo, procure ajuda.

A autora conseguiu ser extremamente tocante, te faz sentir e refletir, o primeiro livro foi maravilhoso, agora com o segundo a série realmente se torna algo muito emocionante e cheios de aprendizados para a vida, a autora não deixa ponta nenhuma solta, o tempo todo consegue conectar os livros sem se tornar repetitivo, leitura fluída e que prende muito!

E por fim, priorizar sua saúde mental não é egoísmo é AMOR PRÓPRIO!

gostou? bem, Uma canção para Sofia estará GRATUITO na Amazon nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, você pode adquirir aqui.

22008148_10208008645893263_173605603002832433_n

 

Anúncios

12 comentários em “Uma Canção para Sofia: O bullying e a saúde mental

  1. Caros blogueiros,
    Depois que li essa resenha, fiquei doido pra conhecer o livro.
    Parabéns pela resenha, é por isso que sou leitor assíduo desse blog, porque aqui só tem resenha top, meus parabéns mesmo! Um abração, Dieison Engroff, do Rio Grande do Sul.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Raissa, gostei muito da resenha, de verdade!! Você escreve muito bem e dá pra sentir o quanto o livro mexeu com você , e isso é muito bom. Geralmente, quando procuro um livro pra ler é atrás disso que vou…
    O tema “bullying” é um tema bem dificil de ser tratado e é uma coisa que vivemos ou vemos em nosso dia a dia, tendo que aprender a conviver com a situação da melhor maneira possível. Não vejo maneira melhor do que falar / escrever sobre o assunto alertando aqueles que praticam o “bullying” que o negócio realmente é sério.
    Bom, parabéns pela resenha!
    Colocarei os livros “Sofia” e “Uma canção para Sofia” em minha lista de favoritos, sem dúvidas!

    Beijinhos Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, tudo bem?
    Conheço a série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Eu tenho muito receio de começar uma série e o segundo livro não ser bom, mas fico feliz em saber que nesse caso, a história só melhora. Infelizmente, não dá mais para adquiri-lo gratuitamente, mas procurarei pelo primeiro. Ótima resenha!
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s